- 15Oct 2019
Qimarox nomeada para a categoria ?Best Customer Award?
A Qimarox foi nomeada, pela primeira vez, para os Dutch Industrial ...
- 14Dec 2018
Qimarox Christmas: Santa's Secret
How does Santa get his packages delivered on time, year after year? ...
História Harderwijk

Harderwijk possui uma rica tradição. Também na própria imagem urbana poderá encontrar muitos vestígios da história de cerca de 800 anos da cidade, como na Vischmarkt. Toda a história de Harderwijk encontra-se dentro das muralhas da cidade, das quais algumas partes e as portas Vischpoort e Smeepoort continuam a manter-se orgulhosamente erguidas.
O foral da cidade
Já em 11 de junho de 1231 o Conde Otto van Gelre en Zutphen atribuiu direitos de cidade e de mercado a 'Herderewich'. Os mercadores que desenvolviam os seus negócios perto do centro agrário de Selhorst receberam desta forma simultaneamente um reconhecimento e um estímulo. Harderwijk evoluiu de um aglomerado agrário até um local de negócios, que durante vários séculos até foi membro da Liga Hanseática. Além disso, por volta de 1500 o principal mercado de peixe situava-se junto à Zuiderzee. Em 1584 Harderwijk recebeu dentro das suas muralhas a moeda provincial de Gelre.
Cidade universitária
De 1648 a 1812 Harderwijk foi uma cidade universitária. Estudantes com nomes famosos como Linnaeus e Boerhaave doutoram-se aqui.
Cidade piscatória
A pesca diminuiu muito no seguimento do encerramento da Zuiderzee em 1932 e a construção dos pólderes de IJsselmeer. O comércio, a indústria e o turismo surgiram no entanto rapidamente. É sobretudo a eles que Harderwijk deve o seu crescimento rápido.
Cidade de guarnição
Em 1815 foi aberto o entreposto de recrutamento, embora nessa altura ainda tivesse a designação de 'entreposto-batalhão das tropas coloniais'. Com esta chegada Harderwijk transformou-se numa cidade de guarnição. Os cinco quartéis que surgiram posteriormente na cidade tornaram-se a base de muitos militares.
Conservação do caráter histórico
O concelho preserva acima de tudo o caráter histórico da cidade. Por exemplo, tem em consideração as características antigas quando se desenvolvem novos planos para o centro da cidade.
Arte e cultura
A arte e cultura representam para Harderwijk, os habitantes, visitantes e empresas uma importante mais-valia. O significado da cultura é fundamental na sociedade local. De facto, tal como a história da cidade, contribui para a identidade de uma comunidade local e determina também a razão pela qual as pessoas optam ou não por viver em determinado lugar.
O concelho de Harderwijk está empenhado em tornar a cultura acessível. Tem o cuidado de assegurar que as pessoas tenham a possibilidade de participar de forma ativa e passiva em eventos culturais. O concelho assegura também a qualidade dos eventos.
Os operadores profissionais de cultura juntaram esforços, criando a Cultuur.Uit. Desta forma, a Cultuur.Uit tornou-se a agenda cultural para Harderwijk e arredores.
Natureza
Harderwijk oferece muitas possibilidades para disfrutar da natureza. Os vários parques proporcionam tranquilidade e lazer perto de casa. Nas imediações de Harderwijk e Hierden existem áreas naturais com possibilidades mais vastas para fazer passeios, andar de bicicleta ou a cavalo, etc.
Turismo e lazer
A autarquia de Harderwijk continuará focada nos próximos anos no turismo de excursão. Assim, uma organização pública/privada deve desenvolver uma marca turística forte e um conceito de marketing à volta das três cores Dourado, Azul e Verde. O Azul representa os lagos (Randmeren), o Parque dos Golfinhos e o Waterfront. O Verde representa a natureza e a zona rural de Hierden. A cultura, o centro histórico e a história em si formam em conjunto o Dourado. O Presidente da Câmara e os vereadores de Harderwijk definiram esta escolha política com base na Visão da Política de Lazer e Turismo e no respetivo plano de negócios que a consultora DHV elaborou para Harderwijk.
Contudo, o turismo é bastante sensível a tendências e a atual oferta disponível em Harderwijk não tem este fator suficientemente em consideração. Para adaptar-se às tendências que mudam constantemente, o relatório aconselha uma escolha de 'Quatro estações de Bem-estar´ como possibilidade de variação. Quatro estações de bem-estar visam o prolongamento da estação turística. O bem-estar refere-se a 'sentir-se bem, aprender algo e fazer uma atividade, as tendências atuais no mundo do lazer.